Entrevista no Programa Cases

Entrevista no Programa Cases da Record News (SC)

0

Entrevista no Programa CasesAté o momento, minhas entrevistas (2) tinham sido apenas por telefone e escrita – bem mais simples! Nunca pensei que daria uma entrevista à uma emissora de televisão, mas aconteceu ! Aceitando ao convite do Programa Cases, na pessoa do seu Fernando Fernandes, tive que me desafiar e ficar diante às câmeras. Foi uma experiência bem interessante e pude ter a noção do quanto é difícil fazer um programa na televisão ! Na entrevista, falamos sobre a minha trajetória profissional, sobre a Kombo e o que fazemos.

A experiência do Fernando Fernandes e da Daniela Pacheco fizeram com que eu ficasse “um pouco” mais calmo, mas o nervosismo foi inevitável ! O programa foi exibido na Record News de Santa Catarina, nos dias 25/03/2013 e reprisado em 30/03/2013. Quem não viu e quiser ver, está aí a entrevista (na íntegra).

Agradeço ao Fernando Fernandes e toda a sua equipe, pelo convite e receptividade. Também agradeço a nossa assessora Daniela Pacheco, que me acompanhou e cuidou de tudo. Muito obrigado à todos !!

Sobre o Programa Cases

É um programa de entrevistas, apresentado por Fernando Fernandes, que tem como foco levar ao seu ao público temas atuais e desafiadores para o meio corporativo. Aborda temas como liderança, atendimento ao cliente, vendas, comportamento e empreendedorismo em geral.

O Programa é apresentado em forma de bate-papo, com total liberdade para o entrevistado abordar seus assuntos e explanar suas ideias. Fernando Fernandes, no auge de sua experiência, interage com seus convidados de forma elegante e aberta, ajudando as pessoas a organizar suas pautas e pensamentos.

A Rede Social

Dicas de filmes sobre Empreendedorismo

0

Gosto bastante do tema (empreendedorismo) e assisti alguns filmes que me ensinaram algumas lições sobre empreendedorismo, que relaciono abaixo:

1. Decisões Extremas (Extraordinary Measures / Crowley)

Um bom plano de negócios e uma boa idéia, não garantem o sucesso do negócio. É preciso ter uma boa causa !

Temas aborados: Estratégia, persistência, plano de negócios, busca de investidor, desafios de ter sócios que pensam diferentes, trabalho em equipe, razão x emoção, lucratividade x idealismo, administração do tempo, clareza de objetivos e correr riscos.

Sinopse: “Decisões Extremas” retrata o drama do casal John e Aileen Crowley na luta para encontrar a cura para seus dois filhos, que sofrem de uma doença genética rara. Quase sem esperança de encontrar a salvação para as duas crianças, John descobre um pesquisador que pode mudar o destino da família.

Veja o tailer:

2. O Gângster (American Gangster)

O gângster

Conhecer o mercado, a concorrência e ter uma boa estratégia de distribuição fazem toda a diferença !

Temas abordados: Estratégia, persistência, conhecer a concorrência, conhecer o mercado, qualidade x quantidade, estratégia de distribuição, ética, confiança, clareza dos objetivos e correr riscos.

OBS: O fato de considerar o Frank um empreendedor e que temos como aprender com ele, não concordo com o seu “negócio” !

Sinopse: Ambientado na Nova York da década de 1970, o longa mostra a trajetória de Frank Lucas (Denzel Washington), o maior gângster que já existiu na cidade. À frente dos negócios de seu ex-chefe, conhecido como “Bumpy” (Clarence Williams III), ele vai até o Vietnã, em plena guerra contra os EUA, atrás de matéria-prima para vender a heróina mais pura e barata encontrada no mercado norte-americano, concorrendo diretamente com a máfia italiana. Baseado em sólidos valores éticos e sempre contando com o apoio de sua família, Lucas começa a demonstrar sua incrível capacidade de coordenar e alterar as regras do universo da máfia local. Paralelamente a isso, o policial Richie Roberts (Russell Crowe), que há tempos vem sofrendo na polícia de Nova York no combate ao crime organizado, por ser um policial honesto dentro de um departamento totalmente corrupto, começa a se dar conta de que algo está mudando no dia-a-dia das ruas da cidade. O encontro inevitável entre os dois fará com que inesperadamente unam forças para limpar a cidade dos malfeitores, sejam eles bandidos ou policiais.

Veja o trailer:

3. A Rede Social (The Social Network)

Não basta ter uma boa idéia !

Temas abordados: Inovação, persistência, idéia x execução, armadilhas dos contratos, dinheiro x ética, desenvolver o mercado, relação com investidor, lucratividade x idealismo, desafios de uma “startup” e correr riscos.

Sinopse: Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional.

Veja o trailer:

4. À Procura da Felicidade (In the Pursuit of Happiness)

fotocapa1.jpg

Persistir, persistir e persistir !

Temas abordados: Persistência, dinheiro x sonho, motivação, honra, ética, clareza de objetivos e correr riscos.

Sinopse: Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

Veja o trailer:

5. Erin Brockovich – uma mulher de talento

Mesmo com uma boa causa, é presiso ser persistente e acreditar !

Temas abordados: Persistência, motivação, ética, segurança, clareza de objetivos e correr riscos

Sinopse: Erin Brockovich (Julia Roberts), uma mulher divorciada e com três filhos, passa por um dos piores momentos da sua vida: não tem dinheiro, não tem emprego e nenhum plano concreto para seguir em frente. Depois de um acidente de viação do qual não tem culpa, Erin vê-se numa situação ainda mais delicada quando o seu advogado é incapaz de conseguir qualquer tipo de indenização. Contudo, e graças à sua persistência, consegue que ele a contrate como secretária no seu pequeno escritório. Os vestidos justos e as formas voluptuosas não são os de uma secretária comum, mas isso ajuda-a a comunicar melhor com as pessoas. E é enquanto está a trabalhar que Erin “tropeça” em alguns registos médicos colocados em arquivos imobiliários. Intrigada, começa a investigar e descobre a existência de águas contaminadas numa comunidade local, causadoras de doenças graves entre a população da zona. Erin conta com a ajuda do seu vizinho George (Aaron Eckhart), cuja amizade e apoio lhe permitem continuar com o caso. Batendo de porta em porta, Erin consegue a assinatura de mais de 600 denunciantes, e ela e Ed dispõem-se a ganhar a maior indenização jamais conseguida numa denúncia direta na história dos Estados Unidos.

Veja o trailer:

As sugestões são baseadas apenas em filmes que eu assisti. E você, qual você indicaria para o tema ?

Negócios & Empreendimentos

Eu era funcionário. Agora sou dono.

0

A alguns meses fui convidado novamente pelo pessoal da revista “Negócios & Empreendimentos“, para dar uma entrevista. Desta vez, não era para falar do negócio da Kombo e sim, da minha história.

Foi bem diferente da entrevista anterior, quando falei de “Computação na Nuvem“. Acho que falar “da gente” é mais complicado do que falar de negócios. Mas o pessoal da revista fez perguntas interessantes e com esse “questionário”, montaram a matéria. Souberam evidenciar muito bem, partes da história que realmente fizeram a diferença na minha vida profissional. Parabéns para o Fernando Bruning e sua equipe.

Quem seguir este caminho, precisa ser persistente e saber que um empreendedor não desiste facilmente daquilo que acredita.

Quem quiser ler a matéria na íntegra, pode conferir aqui: http://goo.gl/2420Y ou então, ver a revista on-line completa aqui:

Negócios & Empreendimentos

A primeira entrevista a gente não esquece

0

Negócios & EmpreendimentosA alguns meses, fui convidado a dar uma entrevista para a revista “Negócios & Empreendimentos” e falar sobre um tema que eu gosto e acredito muito – computação na nuvem / cloud computing. A revista é bimestral e fala sobre vários “negócios” como: empreendedorismo, gestão, mercado, emprego, tecnologia, inovação, etc. A entrevista foi publicada na Edição 13 (outubro e novembro/2011).

Em linhas gerais a “computação na nuvem” é a utilização de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da internet e nestes computadores ficam armazenados os sistemas e os dados que o usuário insere. Este modelo permite que o  usuário/cliente acesse esses sistemas de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados no seu computador. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet.

A Kombo utiliza-se deste conceito e comercializa seus produtos através do modelo “SaaS – Software como Serviço”, onde o fornecedor do software (Kombo) se responsabiliza por toda a estrutura necessária para a disponibilização do sistema (servidores, conectividade, cuidados com segurança da informação) e o cliente utiliza o software via internet, de qualquer lugar do mundo, sem ter que instalar programas para isso.

(…) No futuro a maioria dos arquivos deve sair da estrutura física e migrar para cloud computing. Contudo, como toda inovação, precisa ainda conquistar a confiança dos empresários (…) by Alessandro :-)

Foi uma experiência interessante e falar sobre o tema é sempre um prazer. Quem quiser ler a entrevista, na íntegra pode conferir aqui: http://bit.ly/sK0duy ou então, ver a revista on-line completa aqui: http://www.issuu.com/supernovaeditora/docs/negiciosempreendimentosed13

Código de Conduta

Código de Conduta (Law Abiding Citizen)

0

Bem o tipo de filme que eu gosto ! De tirar o fôlego e envolver o espectador na história, tentando entender o que está acontecendo. Ótimo suspense. Boa história, elenco e o final …

OBS: Filme com cenas impróprias para menores (sangue e violência).

Sinopse: Clyde (Gerard Butler) é um dedicado pai de família que testemunha sua esposa e filha serem assassinadas. Um dos culpados ganha liberdade graças a um acordo feito com o ambicioso promotor Nick (Jamie Foxx). Anos depois o assassino é encontrado morto e Clyde é preso mesmo sem provas contra ele. Seu unico objetivo, é denunciar o corrupto sistema judicial nem que para isso tenha que matar um a um, todos os envolvidos. Mas, se Clyde já está na cadeia, como o promotor poderá impedi-lo se ele está sempre um passo a frente de todos?

Veja o trailer:

Go to Top