Se você é uma pessoa que gosta de se manter informado mas não tem muita paciência para ficar entrando em 10 sites para ler as notícias, eis aqui uma solução simples e prática. Veja um vídeo explicativo de todo o processo …

A maioria dos sites de conteúdo como Globo, Terra, UOL, Yahoo e Blogs utilizam RSS (FEEDS) para divulgarem os seus conteúdos. Na prática o RSS é um arquivo que contém o “resumo” do conteúdo (geralmente notícias e posts) do site e que eles disponibilizam. Esse arquivo possui uma formatação própria e por isso pode ser lido por “agregadores” que podem ser on-line (internet) ou desktop (que precisam ser instalados). Eu irei mostrar como utilizar o Bloglines (que é o que eu uso), que é um agregador on-line, mas você pode conferir no final deste artigo outros agregadores que também podem ser usados.

O Bloglines é um agregador on-line, por isso você não precisa instalar nada e pode acessá-lo de qualquer lugar e de qualquer navegador (Firefox, Internet Explorer, Safari, etc). Seu funcionamento é muito simples, você só precisa clicar em “Inscreva-se agora é gratuito !” e se cadastrar para ter acesso ao “sistema”.

Depois de cadastrado e acessando o sistema, você pode adicionar o RSS que quiser e quando quiser. Vai poder organizar os conteúdos em pastas e terá outras opções e funcionalidades que poderá conferir na página inicial do sistema. Para adicionar um FEED, primeiro visite o blog ou site que você deseja ter as notícias ou posts sempre à mão e procure pela imagem , que indica que o site/blog disponibiliza seu conteúdo via RSS/FEEDS. Alguns sites oferecem mais de um RSS/FEED, separados por tipos de conteúdo (notícias, artigos, esportes, etc). Com o endereço do RSS que deseja adicionar “na mão”, basta clicar em “adicionar” no sistema do Bloglines e colocar o link no campo e clicar em assinar. O Bloglines irá solicitar algumas informações e pronto. Agora, para ler as notícias dessa fonte, você não precisa mais visitar o site (da fonte).

Para exemplificar, vou dar o exemplo com o RSS do meu Blog/site. Você pode assinar o Feed de diversas formas:

  • Acessando o link do Feed
  • Adicionando no seu Google Reader Assinar usando o Google Reader
  • Adicionando no seu Bloglines Assinar usando o Bloglines
  • Adicionando no seu Netvibes