Esse é um breve resumo de como você deve proceder para ter o seu próprio site ou blog. Então vejamos:

1° Passo: Registro do domínio

Primeiramente, para existir, ele precisa ser criado ou seja, registrado. Pode ser registrado no Brasil (.com.br, .ind.br, etc) ou pode ser registrado como domínio internacional (.com, .net, etc). Um domínio .com é diferente de .com. Inclusive, pode ser de donos diferentes ! Desde o dia 1° de maio de 2008, é possível registrar domínios .com.br, somente com o CPF, coisa que antes dessa data, não era possível ! Era necessário ter um CNPJ, ou seja, somente empresas devidamente registradas porderiam registrar domínios .com.br. Ao registrar um domínio, você adquire o direito de utilizá-lo pelo período de 1 ano. Não havendo a renovação do registro o domínio passa a ficar disponível novamente, para que outra pessoa/empresa possa registrá-lo (utilizá-lo). Então, não esqueça de renová-lo anualmente !

Antes de registrar é necessário verificar se o domínio que se pretende registrar deve estar disponível para registro. Então, é necessário realizar uma pesquisa antes. No site da Brasnic (http://www.brasnic.com.br) você pode pesquisar a disponibilizade de domínios internacionais e no site da RegistroBR (http://registro.br/) você pesquisa a disponibilidade de domínios nacionais.

O registro de um domínio internacional (.com ou .net) custa R$ 15,00 anuais e um domínio nacional (.br) custa R$ 30,00 anuais. Eu faço registro e também hospedagem de sites, então faça o pedido de seu domínio aqui e clique aqui para conferir os planos de hospedagens disponíveis.

2° Passo – Hospedagem do site/blog

Em segundo lugar, um site ou blog, para ser acessado por alguém, precisa estar on-line 24 horas por dia, 7 dias na semana, ou seja, o tempo todo ! Então você tem duas saídas:

a) Montar um servidor próprio, solicitar um IP fixo junto ao seu provedor de acesso e deixá-lo sempre ligado (on-line) e negociar uma banda de tráfego. Não é uma prática muito utilizada, pois exige um bom conhecimento de informática, redes e configuração de servidores além dos custos de manutenção, atualização dos sistemas e segurança do servidor;

b) Alugar um espaço em um servidor, junto a um “hospedeiro”. (clique aqui para maiores informações). Acaba sendo a opção mais barata e prática. Em minutos o seu domínio está disponível para ser acessado. Nesse caso, você pode contratar um plano conforme a sua necessidade. Para escolher um plano, você precisa considerar que: Você precisa ver qual será o espaço que o seu site vai necessitar; Quanto mais imagens, arquivos flash (animações), músicas de fundo e até arquivos para download o site tiver, mais banda ele irá consumir; Quantos e-mails serão necessários; Ver se a linguagem de programação do site (PHP, .NET, ASP, JSP, etc) é suportada pelo servidor; Ver se será necessário banco de dados …

OBS: Eu faço registro e também hospedagem de sites, então faça o pedido de seu domínio aqui e clique aqui para conferir os planos de hospedagens disponíveis.

3° Passo – Desenvolvimento do site

Em terceiro lugar, deve ser desenvolvid