O gângsterBaseado na história real de Frank Lucas, que foi o primeiro Gângster Negro que acaba tendo que seguir e “abrir” o seu próprio negócio após a morte de seu grande mestre Bumpy. Gostaria de chamar atenção para a “estretégia” usada por ele (Frank): oferecer um produto de boa qualidade; com bom preço; eliminando intermediários; estudando sua concorrência;  etc. Claro que o seu ramo, não é nem um pouco legal … mas achei interessante suas ações para se colocar no mercado e até desbancar sua concorrência.

Assim como em outros filmes, esse também retrata claramente a importância que a guerra do Vietnã tinha e o que realmente estava em jogo. Protagonizado por excelentes atores, Denzel Washington e Russell Crowe o filme também mostra que nem tudo estava perdido. Que ainda existiam policiais honestos (hoje pode-se contar nos dedos), como o Richie vivido por Crowe. Gostei do filme e recomendo. Agora, se prepare, pois o filme é longo !!!

Sinopse: Ambientado na Nova York da década de 1970, o longa mostra a trajetória de Frank Lucas (Denzel Washington), o maior gângster que já existiu na cidade. À frente dos negócios de seu ex-chefe, conhecido como “Bumpy” (Clarence Williams III), ele vai até o Vietnã, em plena guerra contra os EUA, atrás de matéria-prima para vender a heróina mais pura e barata encontrada no mercado norte-americano, concorrendo diretamente com a máfia italiana. Baseado em sólidos valores éticos e sempre contando com o apoio de sua família, Lucas começa a demonstrar sua incrível capacidade de coordenar e alterar as regras do universo da máfia local. Paralelamente a isso, o policial Richie Roberts (Russell Crowe), que há tempos vem sofrendo na polícia de Nova York no combate ao crime organizado, por ser um policial honesto dentro de um departamento totalmente corrupto, começa a se dar conta de que algo está mudando no dia-a-dia das ruas da cidade. O encontro inevitável entre os dois fará com que inesperadamente unam forças para limpar a cidade dos malfeitores, sejam eles bandidos ou policiais.