Curriculum Vitae vem do latim e significa “trajetória de vida” e no Brasil é conhecido apenas por currículo ou CV. No currículo devem constar informações sobre escolaridade, objetivos, experiências, qualificações, cursos de formação, cursos extra-curriculares e dados para contato. Seu objetivo é fornecer o perfil da pessoa para um empregador. Geralmente é feito quando uma pessoa está interessada em uma vaga e gostaria de se candidatar e concorrer a essa vaga, pois é um requisito para a “candidatura”. Mas então vem as perguntas: “- Como fazer o meu currículo ?”, “O que preciso escrever ?”.

Foi-se o tempo em que se fazia isso manualmente, comprando um formulário na livraria ou fazendo no word, preenchendo o formulário e indo até as empresas para entregar o currículo. No site do Efetividade.net, você pode encontrar dicas interessantes para fazer o seu, mas saiba que, toda essa mão de obra não é mais necessária ! Hoje é possível fazer o seu currículo sem gastar nada e enviar para milhares de empresas gratuitamente sem ter que bater perna por aí. Você não precisa fazê-lo no word, basta cadastrá-lo na KOMBO. A KOMBO acaba de lançar a nova versão de seu sistema de currículos on-line. A nova versão traz muitas novidades e melhorias. Cadastrando o seu currículo no sistema e preenchendo os campos necessários você acaba fazendo, sem perceber, o seu currículo e você pode se candidatar a todas as vagas (que forem do seu interesse, claro) que os clientes da KOMBO abrem, isso porque a KOMBO possui um sistema de Recrutamento e Seleção integrado com os currículos.

Então, de um lado estão as pessoas cadastrando os seus currículos e de outro lado estão as empresas buscando profissionais e tudo integrado. Para ser encontrado, nem é necessário se recrutar (enviar seu currículo) para uma vaga pois as empresas podem buscar por currículos de diversas formas como: residentes em uma cidade específica, residentes em um estado, com determinadas áreas de interesses, com determinada graduação, com conhecimentos em determinados idiomas, com determinados conhecimentos técnicos, por palavras-chave e tanta outras. Por isso, é extremamente importante preencher todos os campos assinalados com o “SOL”, pois esses são os campos mais importantes e que são mais utilizados nas buscas.

Agora, conheça um pouco mais o sistema …

Essa é a tela de cadastro de perfil, que é o incício do cadastramento do currículo. Neste cadastro apenas é criada a sua conta para que você possa acessar o sistema e cadastrar o seu currículo. Você pode atualizá-lo sempre que quiser e pode acessá-lo de qualquer lugar do mundo !

Cadastro de perfil

Depois de criada a conta, a pessoa realmente cadastra o currículo em 5 passos.

Passos do cadastro

As empresas entram em contato com as pessoas que cadastram currículos por mensagens trocadas no próprio sistema, mas também é enviado um e-mail avisa