Finalmente ! Depois de vários meses juntando, em novembro/2008 atingi o valor mínimo para pagamento. Assim que atingi o valor, o Google solicitou algumas informações para poder fazer o pagamento, a chamada qualificação. Tive algumas dúvidas para preencher o formulário, então dei uma pesquisada na internet para obter algumas dicas. Encontrei o artigo do Manuel Lemos, porém ele recebe como pessoa jurídica. Diferente dele, eu não tenho conta corrente de pessoa jurídica. Mas como o Manuel Lemos falou que recebia tranquilamente os valores dele pelo Banco do Brasil, resolvi ligar para a minha agência e ver como deveria proceder, mesmo não tendo conta corrente no BB. Fui informado de que poderia estar recebendo, mesmo sendo pela minha poupança. Então, perguntei para a atendente os dados para mim informar ao Google, pois ele exigia o seguinte:

Número da conta bancária: <número da sua conta no banco>

Nome do titular da conta bancária: <seu nome, conforme cadastro do banco>

Código SWIF: <código SWIFT do banco, no caso no BB é: BRASBRRJSBO>

Nome do banco: <Banco do Brasil S/A>

Endereço do banco (rua e número): <endereço da agência>

Endereço do banco (cidade e estado): <cidade da agência>

Endereço do banco (CEP): <cep da agência>

Número da agência: <número da agência>

Número do banco: <no caso o BB é: 001>

Número de telefone do banco: <número do telefone da agência>

Depois de informar os dados e me qualificar, tive que aguardar mais alguns dias para a finalização dos processos de levantamento dos meus créditos. Fiquei monitorando pelo sistema, para saber quando iria ser enviado o pagamento. No dia 05 de janeiro de 2009, acessei o sistema e vi que o pagamento havia sido feito pelo Google, no dia 22 de dezembro. Liguei imediatamente para o banco, para ver se havia alguma coisa disponível. Nada ! Foram vários dias ligando e sempre era informado que não havia nada ! Passei para os atendentes o código que o Google informa no demonstrativo de lucros. Então deixei a história em “standby” (de molho).

Dia 20 de janeiro de 2009, resolvi ver se tinha novidades. No dia anterior, havia dado uma olhada no Blog do Adsense. Vi um vídeo feito para iniciantes (abaixo), que acabou me dando uma luz !

Então, liguei para a agência e falei com um funcionário que sabia de câmbio. Incrível, em poucos minutos ele me perguntou, qual é o valor ? E recebi a resposta que aguardava a dias … “está disponível !“. Então, fui até a agência. Dae, conversando com ele, fui informado que, com aquele código que tinha no documento do Google, não existia nada mesmo. Ele só conseguiu encontrar o meu pagamento porque ele pesquisou pelo meu nome. Minha