Muitas empresas, quando precisam contratar um profissional, não sabem onde procurar. O problema aumenta, se a empresa tiver urgência para contratar. Mas então, como terminar com esse problema, ou pelo menos diminuí-lo ?

Ao invés da empresa esperar até ter uma vaga aberta para “captar” currículos ela pode mudar a estratégia e receber currículos, mesmo sem ter vagas abertas. Mas como fazer isso ?

Hoje, qualquer empresa pode manter uma base de currículos de forma bem simples e eficaz. Uma prática muito utilizada atualmente é receber currículos por e-mail e também em papel, entregues na própria empresa. Porém, o problema é quando precisa-se encontrar currículos com um determinado perfil, ou seja, buscar currículos. Abrir centenas de arquivos do word e pdf ou então ter que “folhar” currículo por currículo, não é muito prático.

Uma opção legal é o KOMBO Grátis. É um sistema totalmente via internet que  permite que qualquer empresa monte o seu próprio banco de currículos gratuitamente e de forma que os currículos possam ser buscados de várias formas.  A utilização é bem simples e intuitiva. Não é necessário instalar  nada, tudo é feito via internet. Depois de se cadastrar, a empresa vai passar a ter um “link na Kombo”, que será o seu site da Kombo. A única coisa que a empresa precisa fazer é divulgar o seu “link na kombo”. Essa divulgação pode ser um “link/botão/menu” no site da empresa, apontando para esse endereço. Simples assim.

É que nesse endereço o visitante/candidato vai ter acesso ao formulário de cadastro de currículo e as vagas abertas da empresa (se tiver). Todos os cadastros recebidos por esse link, irão automaticamente para a base de currículos da empresa.

Quando a empresa tiver uma vaga, basta cadastrá-la no sistema da KOMBO, que a mesma será divulgada entre todos os currículos da base da KOMBO, entre sites de parceiros, entre os leitores de RSS e no twitter. Então a vaga passa a ser vista por, milhares de pessoas, que poderão encaminhar seus currículos para a vaga.  Quando um candidato manda o seu currículo para a vaga, os mesmos ficam agupados nas vagas, permitindo que a empresa utilize o sistema para fazer o processo de recrutamento e seleção por ali mesmo, já que também é possível entrar em contato com os candidatos, registrar observações nos currículos e marcar currículos como talentos, para futuras seleções.

Dentro do sistema, ainda são disponibilizadas gratuitamente mais de 500 dinâmicas de grupo, testes e questionários que podem ser utilizados em entrevistas e seleções de candidatos.

Confira algumas empresas que implantaram a solução em seus sites:

T2 Logística – apenas o link para o link da empresa na KOMBO

Informant – apenas o link para o link da empresa na KOMBO

Neo Gestão de Pessoas – aplicação dos plugins / solução personalizada

NeoGrid – aplicação dos plugins / solução personalizada

Experimente você também, clique aqui e cadastre já a sua empresa e comece a montar o seu banco de currículos.