IV EXPOAGRO

A falta de chuva não desanimou o público e principalmente os expositores da IV EXPOAGRO, realizada de 17 a 21 de abril (fotos aqui). Quase todas as pessoas com quem conversei durante o evento gostaram muito da feira. A EXPOAGRO se propôs a ser uma feira de negócios, principalmente. E foi. Os shows também atraíram um bom público. Foi, sobretudo, uma feira realizada com suporte em um orçamento dentro da realidade, sem correr riscos. Um dos destaques ficou por conta da venda de máquinas e implementos agrícolas, apesar das enormes dificuldades enfrentadas pelo produtor rural. A farta disponibilidade de recursos para financiamento bancário deu grande impulso às vendas.

Pessoas

Uma feira não pode prescindir das pessoas. Nesse sentido, é preciso registrar o trabalho abnegado de todos que deram sua parcela de contribuição para que o evento fosse realizado. Desde a diretoria até o mais humilde colaborar foram fundamentais para o sucesso da IV EXPOAGRO. A imprensa também teve papel relevante na divulgação da feira.

20 anos

O Cidade Alerta é um programa de entrevistas que apresento aos sábados de manhã pela Rádio Regional desde o dia 8 de abril de 1989. A edição do dia 11 deste mês foi especial, em comemoração aos 20 anos do programa. Agradeço a todos pelos depoimentos e palavras elogiosas. Também recebi moção de congratulações da Câmara de Vereadores. A iniciativa foi da bancada do PTB com associação dos edis das bancadas do PMDB e do PT, a quem agradeço pela homenagem.

Terras

A busca de áreas de terras em outros países não é novidade. Mas ganhou novo impulso nos últimos anos. O governo da China assinou acordos de cooperação com vários países da África visando à instalação de fazendas em países como Zâmbia, Zimbábue, Uganda e Tanzânia. Estimativas indicam que até 2010 teremos um milhão de agricultores chineses trabalhando na produção de alimentos nessas áreas. O que pode diminuir, para o Brasil, o mercado de exportação de grãos. Os chineses precisam alimentar 1,3 bilhão de bocas cada dia. Por isso estão negociando também com a Rússia para o plantio de 20 milhões de hectares de terras naquele país. O potencial de produção é estimado em três mil quilos de soja por hectare.

Picles

* Escândalos na Câmara dos Deputados e Senado parece não terem fim. Farra com passagens aéreas é uma vergonha.

+ Estranho que estes fatos não tenham vindo a público há mais tempo.

* A cada semana aparece mais uma mulher dizendo ser mãe de um filho do então bispo Fernando Lugo, presidente do Paraguai. Já são três. Belo exemplo.

+ Inter arrasador: 8×1 contra o Caxias e 5×0 contra o Guarani. Mas para conquistar confiança da torcida precisa ganhar a Copa do Brasil.

* Telefonei para o escritório da Conterra, em Gravataí. Nenhuma informação sobre início da restaura