Está ficando cada vez mais comum, a necessidade de estar levando consigo arquivos, fotos e documentos ou então, guardar documentos importantes (backup) em locais seguros. Atualmente, existem várias soluções para isso: CD, DVD, Memory Card, Pendrive, etc.

Durante muito tempo, utilizei essas mídias e o que mais me ajudou, foi o pendrive. Por sua conexão ser USB e prarticamente todo o computador ter uma entrada USB, ficava fácil sua utilização e portabilidade. O problema era quando eu colocava o pendrive no computador em casa, alterava os documentos que eu precisava, salvava … mas esquecia de desconectar e acabava esquecendo o pendrive em casa. Tava ferrado !!

Foi então, que conheci o DropBox. Esse sim, tem sido a solução para os meus problemas ! Seu funcionamento é bem simples: “é um disco virtual na internet”. Porém, você não precisa estar usando “FTP”, “SSH” ou coisas do gênero para utiliza-lo. É só instalar o programa dele e ele vai criar uma pasta chamada “My Dropbox”, na pasta “Meus documentos”. Feito isso, você trabalha normalmente com arquivos, pastas (cria, renomeia, exclui, altera, move arquivos e pastas, etc) e o programinha se encarrega de “sincronizar” tudo com o seu “disco virtual”, sem que você precise fazer nada. Você pode instalar o programa em quantos computadores você quiser e em todos o funcionamento será o mesmo. Qualquer alteração feita na pasta ou suas subpastas, de qualquer um dos computadores ou diretamente na internet, será sincronizado e repassado para todos !

A instalação do programa não é obrigatória. Tudo pode ser acessado e alterado (download/upload) via internet, diretamente do seu navegador. Exemplo: Digamos que você está na casa de um amigo e você gostaria de copiar algumas músicas/fotos/arquivos do computador dele. Você acessa o site do Dropbox, faz o login com seu usuário e senha e faz upload dos arquivos, cria pastas e tudo que precisar fazer. Quando você chegar em casa, o Dropbox vai sincronizar automaticamente e vai deixar a pasta My Dropbox igual ao seu disco virtual (internet). Ou seja, sem você fazer absolutamente nada, todos os arquivos que você “copiou” do computador do seu amigo estará no seu computador !

Outra funcionalidade bacana é poder compartilhar pasta com outras pessoas ou então, tornar arquivos públicos, para que possa disponibilizar arquivos para download.

Ao se cadastrar você receberá 2 Gb de espaço para utilizar, porém você poderá conseguir mais espaço, convidando amigos e conhecidos para utilizar. Cada convite rende 250 Mb extras de espaço para quem convida e para o convidado ! Então, acesse http://db.tt/Jw5dzjER, cadastre-se e já ganhe 250 Mb 500 Mb extras !

Apesar de ser em inglês, o vídeo abaixo demonstra o seu funcionamento e pelas ilustrações é possível entender as suas fantásticas funcionalidades.

Eu indico essa “solução”, principalmente, para: