De Johannesburgo, África do Sul

Começou

A Copa do Mundo é a maior festa do futebol mundial, realizada a cada quatro anos pela FIFA. Pela primeira vez, acontece na África. Mas os sul-africanos estão deixando a desejar. São muitas as queixas. A polícia e os voluntários prestam informações incompletas e contraditórias.

Transporte

A maior deficiência está no transporte. Não tanto durante os jogos, mas nos demais horários do dia. O modelo é equivocado. Eles optaram pela van, que leva 15 pessoas, em vez do ônibus, com capacidade para 60 ou mais. E os veículos não têm qualquer identificação e nem indicam o roteiro ou destino. E como aqui tudo fica longe, a coisa fica ainda mais difícil.

Carro

Muitos estrangeiros alugam carro aqui, a preço acessível. Assim fica mais fácil se deslocar para qualquer parte da cidade ou da região. Mas isso é para quem vem em grupo.

Hospedagem

Até no último domingo, estive alojado em três albergues diferentes. Mas a procura é muito grande. Embora tenha feito reservas em janeiro, já era tarde para conseguir vaga para todos os dias. Alguns alugam casa. Outros se alojam em casas particulares. É o meu caso. Desde segunda-feira, estou na casa de um jovem chamado Shokane Khutso Joshua, dono de uma farmácia aqui no bairro de Rhodesfield, perto do aeroporto.

Internet

O acesso à internet é precário. Para anexar alguns pequenos arquivos se leva por vezes mais de uma hora. Lembra o tempo de internet por linha discada que a gente usava no início, em Santo Cristo e região. E os preços variam muito. De R 5,00 (cinco rands) a R 75,00 a hora. Um rand vale aproximadamente 27 centavos de real. Depende da cotação do dia.

Clima

Nas primeiras duas semanas, o clima por aqui estava agradável. Mas na terça-feira começou um frio muito forte. E o vento fazia com que a sensação térmica baixasse ainda mais a temperatura. Durante o jogo do Brasil, presumo que a sensação térmica estava próxima de zero grau.

Gente

Aqui se vê gente de todo o Mundo. As pessoas daqui, em sua esmagadora maioria, são muito feias. Mas beleza não faltou no jogo entre Holanda e Dinamarca. Foi a maior concentração de mulher bonita por metro quadrado que teve por aqui até agora. As holandesas, principalmente.

Jogos

No estádio, vi os jogos da Argentina x Nigéria, Holanda x Dinamarca e Brasil x Coréia do Norte. Nada de excepcional. Afora a goleada da Alemanha contra a Austrália, no domingo, os demais jogos tiveram um futebol burocrático, sem inspiração.

Brasil

A estreia é sempre complicada. Clima tenso, nervoso. Mas o Brasil cumpriu seu papel e ganhou da Coréia por 2×1. Num momento de desatenção, levamos o gol aos 43 m