De Maputo, Moçambique, e Johannesburgo, África do Sul

Moçambique

Colônia portuguesa até 1975, Moçambique adquiriu a independência há apenas 35 anos, completados exatamente hoje. Segundo o jornal Magazine, Moçambique tinha apenas uma universidade em 1975, a Lourenço Marques, onde o número de estudantes moçambicanos não passava de 40, enquanto o total de estudantes do país não passava de 200 mil. Hoje, Moçambique conta com mais de 30 instituições de ensino superior e com mais de sete milhões de estudantes ao todo.

Maputo

A capital do país é uma cidade de porte médio com amplas avenidas e muitos carros de luxo circulando. O transporte público segue o modelo da África do Sul, baseado principalmente nas vans. Além das vans, tem muitos microônibus e um número relativo de ônibus. Além disso, tem uma vantagem fundamental. Todos os veículos são identificados e têm a inscrição do destino.

Sucessão

O Magazine traz como notícia principal que a sucessão de Guebuza vai ser um grande teste à Frelimo. A Frente de Libertação de Moçambique foi a grande responsável pela independência do país. Armando Guebuza é o atual presidente, que deixa o cargo em 2015. Os anteriores foram Samora Machel e Joaquim Chissano.

Museu

Visitei o Museu da História Natural de Maputo. É um belíssimo museu, com um acervo extraordinário. Tem objetos que eram usados pelos povos primitivos do país, além de centenas de animais silvestres, aves e répteis empalhados como se estivessem em seu ambiente natural.

Ônibus

Na África tem muitos ônibus fabricados no Brasil, especialmente da Morcopolo, de Caxias do Sul. Já viajei muito de ônibus em vários estados do Brasil e em grande número de países. Mas nunca havia visto um ônibus com cinco bancos em cada fileira, totalizando 70 lugares. A acomodação é muito ruim, pois o espaço é apertado.

Copa

A Copa do Mundo chega às suas fases mais decisivas. Vi cinco jogos nos estádios de Johannesburgo. Argentina x Nigéria, Dinamarca x Holanda, Brasil x Coréia do Norte e contra Costa do Marfim e Alemanha x Gana. Não tem mais ingressos à venda. Mas os estádios nunca estão completamente lotados. No dia 9 de junho, comprei ingresso para o jogo do vencedor do grupo do Brasil contra o segundo colocado do grupo H. A partida é segunda à noite. Meu voo sai às 10 da manhã. Como não consegui trocar a passagem para o dia seguinte, não vou conseguir ver o jogo.

Trocas

Eu trouxe do Brasil camisetas e uma série de badulaques para trocar com torcedores de outros países. Mas as trocas são raras. Poucos tiveram a mesma idéia de trazer coisas para trocar.

Inverno

Esta é apenas a quinta Copa realizada no inverno. E o frio se fez sentir forte por aqui, especialment