Quem é hoje?

Ouço a pergunta praticamente todos os sábados pela manhã. É quando passo pela Rua Rio de Janeiro e me dirijo a pé à Rádio Regional para apresentar o Cidade Alerta, no ar há mais de 21 anos, de forma ininterrupta. O autor da indagação é o professor Inácio de Wallau. Geralmente ele está em frente de casa e me vê passando. Wallau pergunta para saber com antecedência quem serão meus entrevistados no programa, do qual ele é um dos ouvintes mais fiéis.

Dr. Roberto Laux Júnior

Filho do ex-desembargador Roberto Lux, o novo juiz de Direito da nossa comarca assumiu as funções no dia 2 deste mês. Laux Júnior foi meu entrevistado no Cidade Alerta de sábado. Pessoa de hábitos simples, dr. Roberto já está perfeitamente integrado à comunidade local, onde está granjeando a simpatia da população. Ele destacou a excelente receptividade da comunidade e a confiança das pessoas no Poder Judiciário. Antes de ser juiz, Laux Júnior foi advogado e oficial de Justiça. Cerca de dez mil processos tramitam no fórum da comarca, integrada ainda pelos municípios de Alecrim, Porto Lucena e Porto Vera Cruz. O que é um volume extremamente elevado.

EAU

Os Emirados Árabes Unidos são uma confederação de estados autônomos. Suas fronteiras são com Omã e Arábia Saudita. Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujairah são os sete emirados. Abu Dhabi é a segunda maior cidade e sua capital. Tem cerca de 87% de todo território do país. É lá que se localizam as principais atividades políticas, industriais e culturais. Os EAU ficam no Golfo Pérsico, no Sudoeste Asiático. O árabe é a língua oficial, enquanto o islã é a religião oficial.

Petróleo

A sexta maior reserva de óleo do mundo fica nos Emirados, que é uma das economias mais desenvolvidas do Orinte Médio. O PIB per capita é de mais de 54 mil dólares anuais, segundo o FMI.

Presidente

A presidência cabe ao emir de Abu Dhabi. Atualmente, o país é dirigido por Khalifa Bin Sultan Al Nahyan, que está no poder desde 2005, substituindo seu pai, reeleito sucessivas vezes desde 1966 pelos emires que comandam cada um dos emirados. O vice é o emir de Dubai.

Inter

Pela segunda vez em quatro anos, o Inter de Porto Alegre disputa a final do Mundial de Clubes, que acontece de 8 a 18 de dezembro, em Abu Dhabi. Já estou com as passagens em mãos para embarcar para Dubai no dia 12 de dezembro, junto com meu filho Luís Roberto. De Dubai vamos, via terrestre, a Abu Dhabi, distante 170 km. É mais uma região do Mundo que vou conhecer este ano. Vamos ver se em Abu Dha Bi. Na volta, aproveitando as mesmas passagens, ficamos três dias na Alemanha.

Libertadores

Também