Brasileiro

O Campeonato Brasileiro tem novo líder: o Cruzeiro. Com a disputa dos jogos atrasados, na quarta-feira, entre Santos x Inter e Vasco x Corinthians, todas as equipes agora somam 29 jogos, faltando apenas 9 partidas para o final do campeonato.

A parte de cima da tabela permanece bastante disputada, mas a briga, devido a derrota do Inter para o Santos, agora fica principalmente a cargo dos três primeiros colocados, Cruzeiro, Fluminense e Corinthians. Os seis e sete pontos que separam Santos e Internacional (respectivamente) do líder, são praticamente impossíveis de serem alcançados nas próximas 9 rodadas. Ambos já tem vaga garantida na Libertadores do ano que vem e o Inter tem ainda o Mundial de Clubes para disputar em dezembro, então, para o colorado, é hora de focar o objetivo maior, que evidentemente é o Mundial, já este não se disputa todos os anos.

Sul-Americana

Quatro equipes brasileiras ainda buscam o título da Copa Sul-Americana, que este ano dá vaga à Libertadores de 2011. São elas: Palmeiras, Goiás, Avaí e Atlético-MG.

Na primeira partida válida pelas quartas-de-finais, na quarta-feira, o Goiás, jogando em casa, venceu o Peñarol por 1 a 0; o Atlético-MG, também em casa, enfrentou o Santa Fé, e venceu por 2 a 0; já o Avaí foi até o Equador e perdeu para o Emelec, por 2 a 1. O Palmeiras encarou na quinta-feira o Universitário de Sucre, na Bolívia (até o momento não tenho o resultado final). As partidas de volta realizar-se-ão na semana que vem.

Das quatro equipes, a que aparece, para mim, como mais chances é o Palmeiras, embora ainda não saiba do resultado do primeiro jogo.

Beira-Rio

O Beira-Rio pode não mais ser o estádio gaúcho na Copa do Mundo de 2014. Isso porque a FIFA exige que o Inter substitua as suas próprias garantias, ou seja, seus próprios recursos com a venda dos Eucaliptos e dos camarotes, por garantias bancárias ou contrate uma empreiteira (já indicada, inclusive), empresa esta já contratada em outros Estados que sediarão o Mundial. Com isso, o preço da obra, orçado em R$ 150 milhões, passaria para a casa dos R$ 250 milhões.

Não me parece um bom negócio, mas é isso ou adeus ao sonho de sediar a Copa do Mundo.

Ala pucha!

* Nilmar, ex-Inter e atualmente no Villareal/ESP, artilheiro do Campeonato Espanhol, desperta o interessa do Real Madrid/ESP. Porém, grande parte da torcida madrilenha não aprova sua contratação, segundo enquete realizada por um jornal espanhol. Não sabem o atacante que estão perdendo;

* Danrlei, ex-goleiro do Grêmio, diria até, o maior da história gremista, conquistou mais de 173 mil votos, sendo um dos candidatos mais votados no pleito ao legislativo Federal;

* Renan, atual titular do gol colorado, completou na quarta-feira, contra o Santos, sua 100ª partida com a camisa do Internacional. Número digno de registro;

* Quem diria. De pior atacante do mundo a artilheiro do Brasileirão. Este, em resumo, é o caminho trilhado pelo atacante Jonas, do Grêmio. Se não fosse tão disputada a briga por uma vaga no ataque da Seleção Brasileira, certamente já teria sido convocado.

Bom final de semana à todos!